Perícia Trabalhista

Perícias Trabalhistas são cada vez mais requisitadas

A perícia trabalhista regularmente examina condições ambientais do emprego como insalubridade, perigo, medida de exposição a agentes lesivos entre outros.

A perícia trabalhista também pode auxiliar as empresas a contestar laudos processuais sobre condições de trabalho quando não há provas documentais ou análises conclusivas. Se for necessário, o perito pode analisar ou iniciar o processo de perícia médica, relacionada a acidente de trabalho ou condições de trabalho questionadas.

Da parte do empregador, ao ser advertido da perícia judicial, ele tem a escolha de denominar ou não, uma assessoria técnica pericial para a situação. Este serviço envolve um profissional especializado – o perito técnico particular –, que assiste a visita do perito enviado pela autoridade judicial e também executa um parecer com seus resultados para inserção ao processo trabalhista.

Não basta a ratificação da insalubridade por meio de parecer pericial para que o litigante trabalhador tenha direito ao respectivo adicional, sendo necessária a catalogação da atividade nociva na lista oficial estabelecida pelo Ministério do Trabalho.

Por este motivo, há muitas chances de que as empresas revertam possíveis prejuízos em processos trabalhistas por desconhecimento dessa norma.

Não é preciso, no entanto, que a empresa tenha algum processo em andamento para solicitar o trabalho de um perito trabalhista particular. Ele pode ajudar também a implementar mudanças necessárias de adequação da empresa às normas vigentes e elaborar laudos para fins diversos.

Para tanto, a Garcia’s Engenharia possui em seus quadros os melhores peritos técnicos para te auxiliar nessas demandas.

Este artigo foi útil para você? Deixe sua dúvida ou opinião nos comentários e compartilhe com aqueles envolvidos nessa atividade.

DEIXAR RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *